Sejam bem-vindos ao Manual do Portal de Processos Eletrônicos!
Este guia tem como objetivo fornecer a você informações necessárias para utilização do portal de maneira eficiente.
Siga as instruções abaixo para começar:
- Cadastro:
- Acesse o site do portal de processos eletrônicos por meio do LINK
- Realize seu cadastro clicando na seção “Não possui conta? Faça seu cadastro!”
- Após o cadastro, enviaremos uma solicitação de confirmação para o e-mail informado. Abra seu e-mail e clique no link para confirmar!
Atenção: Caso não encontre a solicitação de confirmação em sua caixa de entrada, verifique em sua caixa de spam.
- Validação do Cadastro:
- Após a confirmação do seu e-mail, entre com o CPF/CNPJ e senha cadastrada.
- Para a sua segurança, será necessário realizar o processo de validação do cadastro. Clique no local indicado para iniciar.
- O processo de validação do cadastro consiste em enviar, pelo próprio sistema, foto (frente e verso) de um dos documentos abaixo listados e selfie própria, segurando o referido documento.
- Após providenciar foto do documento e selfie, vá até o rodapé da página e clique em “Prosseguir com a Validação do Cadastro”
- Insira a foto da frente do documento, conforme o exemplo ilustrado abaixo e clique em “Prosseguir”.
- Insira a foto do verso do documento, conforme o exemplo ilustrado abaixo e clique em “Prosseguir”.
- Insira a Selfie com o documento próximo ao rosto, conforme o exemplo ilustrado abaixo e clique em “Concluir Validação”.
- Dicas de Selfie:
- Escolha um ambiente bem iluminado para tirar sua foto;
- Enquadre apenas o seu rosto e documento;
- Certifique-se de que o seu rosto e o documento estão nítidos na foto;
- Nada pode estar coberto ou censurado no documento;
- O documento deve aparecer por completo, de forma nítida e legível;
- Remova o documento do plástico, se possível;
- Evite usar flash, muitas vezes o reflexo dificulta a leitura;
- Confira o arquivo antes de prosseguir, certificando-se de que ele está legível e em conformidade.
Fique de olho no seu E-mail!
Você receberá uma notificação quando seu cadastro for aprovado.
- Abertura de Processo Eletrônico:
- Agora que seu cadastro está concluído e aprovado, vá em “Iniciar Processo eletrônico” e procure pelo assunto de seu interesse.
- Verifique os campos de preenchimento obrigatório para seu assunto, insira os anexos no formato PDF e clique em salvar e protocolar.
- Despachar processo eletrônico:
- Quando solicitado, você deverá incluir documentos no processo através do menu “Despachar Processos”.
- Localize o seu processo na lista e clique em “Despachar”.
- Você poderá
- Ver o despacho com as documentações solicitadas;
- Inserir o seu despacho;
- Inserir anexos.
- Consulta de processo eletrônico:
- Para consultar seu processo, clique no menu “Consultar meus processos”.
- Clique em Detalhes para visualização do histórico do processo como uma linha do tempo.
- Para visualizar seu processo na íntegra clique em Processo.