Estagiários, servidores e colaboradores participaram do lançamento do Projeto “Gentileza Gera Gentileza”. Esse projeto é uma iniciativa do Ipamv – por meio do CEDOC e do DBP/CAS – e se coaduna com uma série de ações propostas pela ONU para fomento à Década do Envelhecimento Saudável (2020-2030).
O objetivo do projeto é sensibilizar os atores envolvidos no atendimento ao público do Ipamv para a importância de compreender as necessidades específicas decorrentes do processo de senescência e assim qualificar o atendimento ao público alvo do Ipamv.
A senescência compreende todas as alterações oriundas do tempo cronológico, ou seja, do processo fisiológico que ocorre no organismo humano ao longo do tempo, não configurando doenças, mas exigindo cuidados para que as necessidades sociais, econômicas e afetivas da pessoa idosa sejam atendidas.
Conforme Tatiana Prezotti Morelli, Presidente do Ipamv, o projeto também objetiva abordar a questão do ageísmo ou etarismo, que são termos utilizados para expressar a discriminação e o preconceito em razão da idade das pessoas. Tratar o idoso como criança, critica-lo por começar um novo relacionamento, novo hobby ou um novo emprego, por conta da idade, são exemplos de ageísmo.
Na primeira oficina promovida pelo projeto, servidores, estagiários e colaboradores do Ipamv participaram de dinâmicas de sensibilização sobre o processo de senescência. Na dinâmica denominada “Máquina do Tempo”, a arquivologista do Ipamv, Leandra Nascimento Fonseca simulou junto aos participantes, situações e experiências reais e cotidianas vivenciadas por pessoas idosas, tais como dificuldades de mobilidade e equilíbrio, perda de visão e audição.
Segundo Leandra Nascimento Fonseca, o objetivo da experiência é sensibilizar os servidores e estagiários acerca das especificidades envolvidas no atendimento do público idoso, para que, a partir de experiências reais, o Ipamv possa aprimorar a forma de atendimento ao público. Leandra destacou que o projeto também tem sido uma oportunidade de apresentar a comunicação não violenta como uma opção de resolução de conflitos de forma mais produtiva e construtiva.
O projeto é uma iniciativa do CEDOC e do DBP/CAS, e tem como título a frase “Gentileza Gera Gentileza”, de José Datrino, também conhecido como “Profeta Gentileza”. O Profeta Gentileza se tornou conhecido por fazer inscrições com mensagens de consolo e reflexões nas pilastras do Viaduto do Gasômetro e em muros no Rio de Janeiro, propagando ideias de amor ao próximo, compaixão e gentileza.
Aline Trancoso Machado, Assistente Social do Ipamv, enfatiza a importância do projeto pois acredita que ao proporcionar um atendimento mais humanizado e acolhedor, oferecendo aos segurados um ambiente de maior valorização, o Ipamv estará contribuindo para o sucesso dessa Década do Envelhecimento Saudável.