Audiência Pública: Ipamv presta contas da Gestão 2021

A Constituição Federal prevê a obrigatoriedade de todo Gestor que administre recursos públicos prestar contas anualmente, ao término de um exercício, através da elaboração do Relatório de Gestão, cujo conteúdo é definido pelo Tribunal de Contas.
O Relatório de Gestão é um documento elaborado pelo gestor público para comprovar os resultados alcançados em consonância com os objetivos estabelecidos em determinado período.
Os modelos de relatórios de gestão para prestação de contas não devem ser complexos, nem de difícil interpretação para a sociedade, mas sim claros, objetivos e didáticos, de modo a aumentar a transparência, a credibilidade e a utilidade das contas públicas. A ideia é que o relatório seja conciso, simples e focado no resultado.
O principal destinatário do relatório de gestão é a sociedade e não os órgãos de controle pois estes, quando necessitam de informações mais detalhadas, que não estejam disponíveis no relatório, têm poder para solicitá-las.
Além do cumprimento legal, a prestação de contas demonstra a transparência da administração pública, bem como, dá vistas à sociedade dos recursos orçamentários aplicados a fim de garantir o controle social e dos órgãos oficiais de controle interno e externo.
Foi segundo essa concepção que, no dia 20 de janeiro, no auditório do Ipamv, a Presidente da Autarquia promoveu a apresentação do Relatório de Gestão/2021. Esse evento contou com a participação de representantes dos Conselhos Administrativo e Fiscal, além da Assessoria de Controle Interno e demais servidores.
Na oportunidade da apresentação do Relatório de Gestão/2021, também foi dada a posse aos novos conselheiros Administrativo e Fiscal do Triênio 2022/2024.