IPAMV Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória

Atendimento: (27) 3025-4000

NOTÍCIA

Publicação: 20/06/2016

8 ANOS DE JARDIM TERAPÊUTICO

Untitled Document

PLANTAS SÃO BENÉFICAS À SAÚDE DE SERVIDORES E VISITANTES DO IPAMV

jardim

Alunos do Curso Plantas Medicinais em comemoração

Foi com muita alegria que, no mês de junho, comemoramos o aniversário de oito anos do Jardim Terapêutico do IPAMV. Em 2008, quando foi implantado, o Jardim contou com a participação e envolvimento de 25 alunos do curso “Saúde Integral e Plantas Medicinais”, composto de aposentados, pensionistas e servidores do IPAMV, dentre eles João, Ádina, Lenir, Larissa e Inácio.

Desta época guardamos boas lembranças também dos aposentados e pensionistas envolvidos no desenvolvimento e inauguração do Jardim, dentre eles Marinalda, Francisco, Cristina, Veneranda E Luiza. O Jardim Terapêutico do IPAMV conta com plantas alimentícias, medicinais e arbustivas, tais como aroeira, orégano, hortelã- pimenta, capim cidreira, babosa, alfazema, saião, pitanga, fruta da condessa, amora, romã. Essas plantas foram doadas pela SEMAM, por servidores do IPAMV e outras trazidas pelos próprios segurados.

Os benefícios dessas plantas são inúmeros. Por exemplo, a infusão da folha de aroeira pode ser usada no combate a infecções de pele e dores ciáticas; o manjericão é rico em vitaminas e minerais, ajuda na baixa do colesterol e possui propriedades antibacterianas; a babosa é conhecida como “a planta da beleza”, pois possui propriedades hidratantes, com ação regeneradora, desintoxicante e revigorante; o orégano conta com propriedades digestivas e expectorantes.

Com as plantas cultivadas no Jardim Terapêutico do IPAMV são produzidos chás para o acolhimento de segurados, para os servidores e visitantes do Instituto (foto) e, algumas vezes, elas são levadas para serem plantadas em outros jardins.

Dessa forma, o IPAMV planta a esperança e cultiva amizades.

 

 

 

FIQUE LIGADO!

O Curso Plantas Medicinais, ministrado no IPAMV pela médica homeopata Henriqueta Sacramento e pelo agrônomo Genê, tem contado com a participação de aproximadamente 25 alunos, segurados do IPAMV. No curso, os alunos aprendem as propriedades das plantas medicinais e como utilizá-las, inclusive com algumas receitas. Ainda há vagas! Participe! Os próximos cursos estão agendados para: 30/6, 14/7, 28/7, 11/8 e 25/8, sempre às 9h. Outras informações pelo telefone (27) 3025-4025.

 

 

 


Rua Chafic Murad, 712 - Bento Ferreira - Vitória - ES

© 2020 IPAMV - Todos os direitos reservados.