IPAMV Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória

Atendimento: (27) 3025-4000

NOTÍCIA

Publicação: 01/10/2015

OUTUBRO ROSA! PREVINA O CÂNCER!

Untitled Document

 

armario arejado

 

PREVINA O CÂNCER

Há 24 anos, o mês de outubroé marcado por ações de conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce em todo mundo. A ideia é unir forças e incentivar a prevenção da doença por meio do autoexame e da mamografia. O principal método de diagnóstico precoce ainda é a mamografia, radiografia das mamas (o que reforça a importância de fazer o exame nualmente). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2015, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama possam ser descobertos no país, ou 156 casos novos a cada dia.

1 em cada 15 mulheres brasileirasé afetada pela doença

FUTURO DO TRATAMENTO

A expectativa é que o câncer de mama seja controlado no futuro, seja por tratamento personalizado ou vacina. Testes capazes de determinar o risco de reincidência da doença foram desenvolvidos nos anos 2000 e, a partir de tal análise, o médico consegue determinar o tipo de tratamento mais adequado para cada paciente.

Os testes mais conhecidos são o MammaPrint, que avalia 70 genes do tumor, e o Oncotype, com 21 genes. Já as vacinas estão sendo estudadas. Também há drogas para combater o problema, como o trastuzumabe.

30% dos casos no Brasil têm diagnóstico tardio

12.000 Mulheres morrem no Brasil, a cada ano, devido à doença

ENTENDA O MOVIMENTO

A campanha Outubro Rosa nasceu em Nova York, em 1991, com uma corrida pela cura do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. A primeira ação no Brasil ocorreu em 2002.

 

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia


Rua Chafic Murad, 712 - Bento Ferreira - Vitória - ES

© 2011 IPAMV - Todos os direitos reservados.