IPAMV Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória

Atendimento: (27) 3025-4000

NOTÍCIA

Publicação: 01/08/2015

INFLAÇÃO ALTA DIFICULTA BUSCA DA META ATUARIAL

Untitled Document

RENTABILIDADE DO PRIMEIRO SEMESTRE FICOU EM 7,11%, ANTE OBJETIVO DE 9,96%

Mesmo com aplicações em Títulos Públicos atrelados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação alta está dificultando o cumprimento da meta atuarial pelo IPAMV, neste primeiro semestre.

Conforme definido no calculo atuarial do IPAMV, para que pudéssemos alcançar o equilíbrio financeiro atuarial necessitaríamos atingir, neste primeiro semestre, uma meta de 9,96%. Entretanto, a elevação da taxa de juros tem impactado sistematicamente na rentabilidade, que neste semestre foi de 7,11%.

O Comitê de Investimentos vem mensalmente avaliando o cenário econômico com o intuito de melhor posicionar seus ativos em títulos do governo, principalmente àqueles atrelados à variação do IPCA.

Porém, em razão do cenário econômico negativo, o desempenho de outras aplicações, que não aquelas atreladas aos títulos do Tesouro Nacional, como ativos de renda variável ou operações estruturadas, estão perdendo em desempenho.

Segundo a presidente do IPAMV, Tatiana Prezotti Morelli, os títulos do governo atrelados à inflação funcionam como uma proteção natural. Eles amenizam o impacto, mas não eliminam o risco de mercado.

 



Rua Chafic Murad, 712 - Bento Ferreira - Vitória - ES

© 2011 IPAMV - Todos os direitos reservados.