IPAMV Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória

Atendimento: (27) 3025-4000

NOTÍCIA

Publicação: 01/08/2015

EVITAR DÍVIDAS É ESSENCIAL PARA A ECONOMIA FAMILIAR

Untitled Document

EDUCADOR CLÉBER MIRANDA FEZ PALESTRA NA SEDE DO IPAMV, EM 5 DE AGOSTO

miranda


O educador financeiro e mestre em administração Cléber Miranda iniciou sua palestra no auditório do IPAMV, em 5 de agosto, com um conselho precioso: “Cuide do que é seu. Porque é seu! Estamos vivendo uma época pessimista. Precisamos mudar nossos hábitos”

Antes do início da palestra, a audiência perguntava duas questões ao professor: “como não entrar na crise?” e “como sair da crise?”.

Foram cerca de duas horas em que Miranda expôs aos presentes a situação econômica do Brasil que, segundo ele, não é nada animadora. Por isso, as pessoas precisam se reeducar financeiramente.

“Precisamos saber para onde está indo nosso dinheiro: alimentação, moradia, transportes. Temos que fazer planilhas diárias de nossos gastos, fazer um orçamento familiar, anotar nossas dívidas e temos que analisar também nosso ciclo de amizades, nossa vizinhança, pois tudo isso influencia na forma como nos comportamos e gastamos nosso dinheiro”, alertou Miranda.

O educador explicou que, para que consiga economizar, a pessoa precisa entender que ela não controla o quanto vai receber de salário, mas sim, o quanto e como vai gastar: “A única dívida perdoável é a dívida para compra de um imóvel. Fora isso, o melhor é não fazer dívidas e não pagar juros.”

Na hora de arrumar as finanças pessoais e começar a organizá-la, Miranda dá três dicas: repensar seu estilo de vida, organizar suas prioridades financeiras e rever seus gastos essenciais.

 


opniao

 

7 DICAS DO PROFESSOR MIRANDA:

> Fazer um orçamento familiar.

> Anotar e monitorar gastos diariamente.

> Descubra seu calo e corte despesas.

> Se tiver dívida, crie prazo para quitá-la.

> Renegocie as dívidas para que os juros sejam reduzidos.

> Na hora de comprar produtos essenciais, procure pelos menores preços.

> O ideal, para uma boa poupança, é economizar, pelo menos, 10% de seu salario.



Rua Chafic Murad, 712 - Bento Ferreira - Vitória - ES

© 2011 IPAMV - Todos os direitos reservados.