IPAMV Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória

Atendimento: (27) 3025-4000

NOTÍCIA

Publicação: 13/02/2015

Newton mostra o caminho das águas

Untitled Document

NO GENTE DE VALOR DESTA EDIÇÃO, CONHEÇA A PESSOA QUE SUGERIU MEDIDAS DE ECONOMIA HÍDRICA PARA O IPAMV.


A crise hídrica ainda não chegou ao Espírito Santo com a força vista em São Paulo, mas há consenso sobre o consumo consciente de água. Nenhuma novidade para Newton Carlos Stabile, analista de gestão pública – administrador– no IPAMV e ferrenho defensor do uso racional do líquido.

Não foi à toa que ele sugeriu à direção do Instituto (e viu aceita) uma série de medidas para economizar água na sede do IPAMV. Das cinco ideias, duas já estão em ação e outras três podem entrar em vigor até o final de março. Por meio de coletores junto aos aparelhos de ar-condicionado, 25 litros de água são armazenados por dia - e destinados à rega da grama. Isso porque o irrigador agora foi desligado para evitar desperdício, e substituído pelo regador.

Um dos próximos passos será ampliar a coleta da água da chuva: já há uma calha, e faltam mais três. Também está previsto recolhimento nas pias, por meio de galões abastecidos direto dos canos, e a regulação da vazão da descarga nos sanitários.

A proposta do MPS de instituição de uma certificação de âmbito nacional para os RPPS se adequa tanto aos princípios constitucionais da Administração Pública, quanto aos princípios básicos de governança corporativa e permite maior visibilidade do nível de transparência, equidade e responsabilidade corporativa das instituições previdenciárias.

Newton espera ampliar a economia. O exemplo? Vem da própria casa, com a esposa: “Sempre consumimos pouco. Já reaproveitamos água do chuveiro e da máquina de lavar”.

Esse grupo de trabalho analisará também a possibilidade de viabilizar - para aqueles institutos enquadrados no maior nível de certificação - a flexibilização dos limites da Resolução CMN Nº 3922, permitindo maior capacidade de assunção de riscos.

ATÉ 25 LITROS

Este é o volume diário de água que pode ser obtido pelos canos coletores junto ao ar-condicionado

newton


Rua Chafic Murad, 712 - Bento Ferreira - Vitória - ES

© 2011 IPAMV - Todos os direitos reservados.