IPAMV Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória

Atendimento: (27) 3025-4000

NOTÍCIA

Publicação: 09/08/2014

Renda fixa garante meta atuarial no 1º semestre

Untitled Document

Claudio Hertel


Após o mau desempenho em 2013, os títulos públicos voltaram a apresentar resultados bastante significativos no 1º semestre de 2014. Até junho de 2014, o Ipamv obteve 8,06% de rentabilidade contra 6,81% da meta atuarial. Cerca de 90% do patrimônio de R$ 265 milhões do Ipamv está aplicado em renda fixa, a maior parte em títulos do governo de longo prazo e indexados à inflação.

De acordo com o Diretor Administrativo e Financeiro, Herickson Rangel, “o começo deste ano ainda foi difícil, mas de fevereiro para cá o mercado de renda fixa mostrou uma recuperação, com a queda das taxas de juros de longo prazo, pois quando a taxa de retorno do título cai, o valor do papel sobe. Por exemplo, ao adquirirmos, no início do ano, NTB-B de 2024, a taxa de juros paga pelo Banco Central foi de 6,92%. Atualmente este mesmo título está pagando 5,99%. Com isso, obtivemos uma valorização desses ativos, que têm contribuído para a superação da meta atuarial”.

Porém, com o cenário econômico ainda muito incerto, tanto no mercado interno quanto no externo, o Comitê de Investimentos do Ipamv decidiu, para o 2º semestre, garantir a rentabilidade já contabilizada, encurtando a carteira, ou seja, diminuindo a exposição em títulos de longo prazo.


Rua Chafic Murad, 712 - Bento Ferreira - Vitória - ES

© 2020 IPAMV - Todos os direitos reservados.