IPAMV Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória

Atendimento: (27) 3025-4000

NOTÍCIA

Publicação: 17/06/2014

Portabilidade de operações de crédito

Untitled Document Dinheiro

A instituição com a qual você efetivou empréstimo consignado é obrigada a atender seu pedido de transferência para outra instituição


No dia 5 de maio de 2014, entrou em vigor a Resolução nº 4.292/13, do Banco Central do Brasil, que trata da transferência de empréstimo ou financiamento de uma instituição financeira para outra, por iniciativa do cliente, mediante liquidação antecipada da operação na instituição original.

Na portabilidade de operações de crédito, a troca de informações entre a instituição credora e a instituição proponente deve ser realizada somente com a utilização de sistema eletrônico autorizado pelo Banco Central. A instituição credora original deve solicitarà instituição proponente, em até cinco dias úteis contados a partir da data de recebimento da solicitação de portabilidade, a transferência dos recursos necessários à sua efetivação. No entanto, o valor e o prazo da nova operação contratada não podem ser superiores ao valor do saldo devedor e ao prazo remanescente da operação original a ser liquidada.



IMPORTANTE:

Antes de realizar a portabilidade, solicite o valor do Custo Efetivo Total (CET) da nova operação, a fim de comparar os valores dos encargos e despesas cobrados pelas instituições. O Ipamv disponibiliza um imulador
no endereço www.ipamv.org.br– margem consignável – para auxiliar nessa decisão. Verifique também todas as condições do novo contrato, para que essa transferência seja realmente vantajosa.

FIQUE ATENTO:

Embora a Resolução nº 4292/13 tenha regulamentado todo o processo de portabilidade das operações de crédito entre as instituições financeiras, a norma não tem abrangência sobre o processo de reserva, controle e consulta de margem consignável, no que concerne a inclusão de ativo em folha de pagamento.

TAXAS PRATICADAS:

No quadro abaixo, demonstramos o quantitativo de operações (contratos) em andamento registrado no mês e
maio/14, os valores correspondentes a esses contratos, o Custo Efetivo Total (CET) cobrado e o telefone de
contato das instituições financeiras que estão ativas com o Ipamv.

operacoes


Rua Chafic Murad, 712 - Bento Ferreira - Vitória - ES

© 2020 IPAMV - Todos os direitos reservados.