IPAMV Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória

Atendimento: (27) 3025-4000

NOTÍCIA

Publicação: 03/07/2013

Planos para a vida na melhor idade


Aposentada há um mês, Angela planeja seu intercâmbio na Espanha.

Angela Maria Ruas, natural de Belo Horizonte, tem aproveitado seu primeiro mês de aposentada para curtir muito a neta Bianca, 2 anos. Formada em Educação Física e especialista em Gerontologia Social, ela coordenou o Programa Estadual de Atenção ao Idoso no Governo do Estado e foi a responsável por reativar o Programa de Preparação de Aposentaria (PPA) da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), em 2006.

O Programa orienta e ajuda os futuros aposentados a lidarem com a nova realidade. Angela confessa que, por estar à frente do PPA, sempre desconfiou que iria adorar a vida de aposentada. “Por ajudar as pessoas nessa nova fase, não tinha dúvidas que iria gostar de ser aposentada. E realmente estou adorando! Posso fazer tudo no meu tempo e não tenho mais aquela preocupação no domingo à noite com a semana que se inicia. Até a minha saúde melhorou”, conta, animada.

Em breve, Angela irá fazer um intercâmbio na Espanha, com o grupo de colegas do Centro de Línguas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde estudou espanhol. “É importante que a pessoa vá construindo, ao longo da vida, diversos grupos sociais. Ter amigos e estreitar os laços com a famíliaé importante para a adaptação na aposentadoria”, afirma.

Além de curtir a vida e viajar, Angela tem mais um projeto nos planos: está escrevendo um livro sobre qualidade de vida para os aposentados. “Sempre fui uma pessoa feliz e
motivada, independente da fase em que me encontrava. Sempre gostei de trabalhar, e agora também adoro ser aposentada. É preciso saber aproveitar cada momento. A chave de viver bem é ser alegre e positiva e quero passar isso para outras pessoas”, completa.


Rua Chafic Murad, 712 - Bento Ferreira - Vitória - ES

© 2011 IPAMV - Todos os direitos reservados.