IPAMV Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória

Atendimento: (27) 3025-4000

NOTÍCIA

Publicação: 16/02/2012

Qualidade de Vida.

Desde 1999, o IPAMV desenvolve para seus servidores o projeto Qualidade Vida. Em 2001, incluiu nessa abordagem o projeto Cidadania Plena, que conta com palestras educativas, cursos, comemoração de datas festivas e emissão da carteira de identidade do aposentado e pensionista.

 

A partir de 2007, o IPAMV deu um salto de qualidade na promoção da saúde, passando a incentivar mais a adoção de práticas saudáveis no dia a dia de seus servidores e segurados. Para isso, criou o Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida (PPSQV). Inicialmente destinados aos servidores ativos, foram implantados os projetos: Vida Saudável; Viva mais Leve; Assistência à Saúde e Prevenção de Doenças e Rodas de Qualidade de Vida.

 
 

Como resultado do programa, 80% dos servidores afirmam a adesão às medidas preventivas, como alimentação mais saudável, alongamentos, caminhadas, entre outras. Além disso, 70% daqueles que participaram do grupo Viva Mais Leve, que incentiva a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, perderam peso e 30% destes saíram do sobrepeso.

 
 

Em 2008, para incentivar uma vida mais natural no ambiente de trabalho, foi criado o Projeto Jardim Terapêutico no IPAMV, que, dentre outros objetivos, incentiva o consumo de chás para prevenção e tratamento de doenças. Anualmente são oferecidos cursos sobre plantas medicinais, dos quais 62 segurados já participaram. Vale destacar que o jardim do Instituto é uma referência para outras autarquias e instituições do município de Vitória.ia médica exclusivamente para este fim.

 

A partir de 2008, o PPSQV foi ampliado para aposentados e pensionistas. Visando à sua maior abrangência, em 2009, foi criado o Encarte de Saúde no informativo do IPAMV. Com a participação de dezenas de segurados, são desenvolvidos atualmente os Projetos Rodas da Vitalidade para redução do estresse e equilíbrio do corpo e mente; seminários e cursos de saúde integral e de plantas medicinais. Os segurados que participam ativamente das atividades oferecidas são convidados para realizar a avaliação e gestão dos projetos em conjunto com a coordenação do Programa.



Aposentados em ação

  

Atividades não faltam para os segurados do IPAMV. Assim que se aposentam, o primeiro compromisso é participar do Acolhimento, momento em que conhecem os serviços, cursos e eventos oferecidos pelo Instituto. Um dos destaques é o curso de Informática Básica, realizado em parceria com a Escola de Governo. Em cerca de cinco anos de funcionamento, mais de 161 aposentados e pensionistas já foram inseridos no mundo dos computadores e da internet.


Rua Chafic Murad, 712 - Bento Ferreira - Vitória - ES

© 2011 IPAMV - Todos os direitos reservados.